segunda-feira, 30 de maio de 2011

PELC/PRONASCI 2011 - Porto Alegre, módulo de avaliação.

Módulo de Avaliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pronasci-Pelc), promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). O encontro, iniciado quinta-feira, 26,  visa à apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro semestre do projeto e o estabelecimento de metas para o próximo. O evento conta com a participação do Coordenador dos Formadores, Helder Isayama (DF), e os formadores Carlos Fernando F. da Cunha Junior e Renata Silva Bergo (MG).
A SME está representada pelo Secretário Adjunto, José Antônio Brizola, pela Gerente Geral, Loreti Rucatti, e pelo Coordenador Geral do Pronasci-Pelc em Porto Alegre, Delmar Perroni.
O Pronasci-Pelc é uma parceria entre a SME, o Ministério do Esporte e o Grêmio Náutico Gaúcho (GNG). A edição 2010/2011 atende jovens de 14 a 29 anos classificados pelo Ministério da Justiça em seis territórios de paz na Cidade.
Esses seis territórios são divididos da seguinte forma: Restinga (2); Lomba do Pinheiro (2); Bom Jesus (1); Cruzeiro (1). Em cada território, há um coordenador e seis bolsistas.

Fonte:



O núcleo Bom Jesus, prioriza em suas oficinas:
A construir uma nova realidade de inclusão social.
Diminuir os índices de violência local.
Incentivar a prática esportiva.
Desenvolver a sociabilidade, valorizando os jovens.
Transmitir saúde e bem estar físico.
Educar através do esporte


Endreço das Oficinas:

ALAN: Rua Panamá, n° 324.
FASC/ CRAS LESTE: Rua São Domingos, n° 79.
MIM/ Futura Praça da Juventude: Rua Marta Costa Fanzem, n° 112.
Campo Panamá: entre as ruas 13 e 12, na Travessa São Pedro.
Igreja Metodista: Rua Bom Jesus, n° 512.
Grupo de 3° Idade Nossa Senhora de Fátima: Rua 13, n° 209.
Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus: Rua São Marco, n° 597.
E.M.E.F. Nossa senhora de Fátima: Rua A, n° 15.
E.M.E.F. José Mariano Becker: Rua Joaquim Porto Vila Nova, n° 135.
Associação Vila Brasília:


Eduardo Ayres - Coordenação do núcleo Bom Jesus, futebol de campo e educação física.

Objetivo:
Socializar, realizar a comunicação, no contexto geral das seguintes especificações:
- Educação Física para os portadores de deficiência, contribuindo para a compreensão dos fundamentos básicos, desenvolvendo a habilidade de aprender e o aprimoramento do educando como pessoa humana, tornando este autônomo de pensamentos críticos, com formação ética, desenvolvendo o bem estar e saúde.
- Conhecimentos sobre o corpo, transmitir ao aluno informações sobre o próprio corpo, sua estrutura física e interação com o meio social em que vive. Estudam-se noções básicas da Anatomia, Fisiologia e os aspectos Biomecânicos e Químicos do corpo humano.
- A pedagogia esportiva, sendo eles os esportes, jogos, lutas e variações de ginástica, eixos, que permitem transmitir informações de históricas, origens, características de cada uma dessas práticas levando ao conhecimento técnico, tático de cada esporte e à importância de valorizá-los com respeito ao próximo.
- E por fim, as atividades rítmicas e expressivas são as informações, as manifestações que combinam expressões e sons como danças, mímicas, rodas e brincadeiras cantadas. Por meio delas, o aluno caracteriza diferentes movimentos expressivos, sua intensidade e duração.

 As tendências pedagógicas usadas nas Oficinas:
- A tendência desenvolvimentista defende o desenvolvimento motor através de jogos e esportes nos qual o aluno aprende a movimentar-se e a crescer, em todos os sentidos, por meio desse movimento. Esta tendência pode ser encontrada nas séries inicias, onde o jogo faz com que o indivíduo desenvolva, obtendo crescimento sócio-afetivo, motor e cognitivo.
- A tendência construtivista, por sua vez, é a construção do conhecimento através da interação com o meio, oportunizando a resolução de problemas. Constrói oportunidades de o aluno desenvolver e construir na socialização.
- A tendência Crítica, ou progressista, é a perspectiva de estimular a prática, enfatizando o esforço individual e estimulando os alunos menos aptos, ou que não apresentam tanto interesse pelo rendimento esportivo. Ela é libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
- A tendência Tecnicista, ou competitiva, de outra sorte, é voltada ao esporte no alto rendimento. Tal tendência defende que a oficina deveria ser produtiva, racional e organizada a fim de formar indivíduos capazes de se engajar rápida e eficientemente no mercado de trabalho.

Conteúdos:
Esportes, Vôlei, Futebol, Basquete, Handboll, Ginástica, alongamento, ginástica local, conhecimento sobre o corpo, freqüência cardíaca, músculos, ossos, higiene, hidratação anatomia e fisiologia humana, atividades rítmicas e expressivas, movimentos com bolas e sem bola, dança de rua e psicomotricidade.

Apresentação de relatos de experiência e sistematização da prática social dos núcleos de esporte e lazer do PELC.


Um comentário:

  1. Feliz aniversário China!!!!

    Desejo, tudo de bom neste dia.

    Muita Saúde, paz, amor e din-din hoje e sempre !!!

    Um grande abraço.

    Mano. Ajax da Cruzeiro.

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