quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ginástica Laboral e Reeducação postural

Quando eu tava no curso de Licenciatura Plena de Educaçao Física no IPA, um dos estágios de grande valia para o meu desenvolvimento pessoal, foi no serviço de fisiatria e reabilitação no Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Minha grande função era executar um programa de exercicios para distúrbios osteomusculares relacionado ao trabalho, a ginástica laboral e reeducação postural.
O programa de exercicios tem como principal ferramento de trabalho o alongamento, feito antes da rotina de trabalho, durante e no final do trabalho diario, alem do alongamento, usa se os exercicios isométricos e exercícios com halteres para o fortalecimento muscular.

A LER/DORT, são lesões por Esfroço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT) são distribios ou doenças dos sitemas musculares e óssea relacionados, comprovadamente ou não. ao trabalho.
Os sintomas mais comuns são as minifestações de dores, dormência e diminuição da força muscular.
A repetição dos movimentos com monotonia e ausência de pausas, posturas inadequadas, frio, vibração, impactos, ritmo do trabalho, exigência de produção de trabalho, estresse emocional, pressão e atitude autoritária dos chefes, fazem com que torna se fatores de risco.
Para previnir temos as medidas preventivas em geral, como, pausas no trabalho, mobiliário adequado á tarefa e ao indivídio que a executa, rotatividade de tarefas, tratamento ergonômico as ferramentas, treinamento, revisão das formas de controle da produção e ganástica laboral.
Sendo que o tratamento básico, deve integrar várias áreas profissionais abrangente do aspecto informativos, tratamento físico e apoio psicológico.reabilitação, acupuntura, sessões de psicoterapia, tratamento medicamentoso, terapia corporal (relaxante e alongamento) são alguns exemplos do que pode ser combinado para o paciente, sempre dependendo do grau de compromentimento.

Lembre se procure um profissional qualificado e viva com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.