PELC – Programa Esporte e Lazer da Cidade. Porto Alegre



O PELC, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que envolvam todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, o PELC estimula a convivência social e a formação de gestores e lideranças comunitárias e fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

PELC NÚCLEOS TODAS AS IDADES: Composto de núcleos com atividades sistemáticas e assistemáticas, com objetivo de ampliar ações de democratização do acesso a esses conhecimentos e práticas de esporte e lazer, considerando direitos sociais de todos os cidadãos (diversas faixas etárias, incluindo as pessoas portadoras de deficiência), assim como fomentar ações integradas com as demais políticas públicas, com vistas à promoção de inclusão social e do desenvolvimento humano.

DIRETRIZES DO PROJETO ESPORTE E LAZER DA CIDADE (PELC): auto-organização comunitária, trabalho coletivo, intergeracionalidade, fomento e difusão da cultura local, respeito à diversidade, intersetorialidade e auto-gestão.

OS NÚCLEOS:
Ø  são espaços de convivência social, onde as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas;
Ø  exemplos: praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campo de futebol, clubes sociais;
Ø  visando a ressignificação dos espaços esportivos e de lazer existentes e a busca de outros para a efetivação das políticas públicas;
Ø  são locais de referência e podem descentralizar as suas ações/atividades para outros espaços configurados como subnúcleos. Com vistas a garantir que o núcleo cumpra seu papel de aglutinador, orientamos para que tenham, no máximo, dois subnúcleos, os quais devem manter vínculo direto com o núcleo.

METAS DE BENEFICIADOS POR NÚCLEO: 400 inscritos por núcleo, sendo 120 crianças e adolescentes, 80 jovens, 80 adultos e 100 idosos. Total do PELC POA = 1600 inscritos.

NÚCLEOS PELC POA:
  1. Centro de Comunidade Vila Restinga (CECORES) - Rua Economista Nilo Wulff, s/n – Restinga
  2. Parque Mascarenhas de Moraes - Av. José Aluizio Filho, 09 – Humaitá
  3. Praça Rejane Vieira - R. do Barracão, s/n – Cruzeiro
  4. Vila Bom Jesus – Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus.

2010 e 2011




2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.