segunda-feira, 30 de maio de 2011

PELC/PRONASCI 2011 - Porto Alegre, módulo de avaliação.

Módulo de Avaliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pronasci-Pelc), promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). O encontro, iniciado quinta-feira, 26,  visa à apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro semestre do projeto e o estabelecimento de metas para o próximo. O evento conta com a participação do Coordenador dos Formadores, Helder Isayama (DF), e os formadores Carlos Fernando F. da Cunha Junior e Renata Silva Bergo (MG).
A SME está representada pelo Secretário Adjunto, José Antônio Brizola, pela Gerente Geral, Loreti Rucatti, e pelo Coordenador Geral do Pronasci-Pelc em Porto Alegre, Delmar Perroni.
O Pronasci-Pelc é uma parceria entre a SME, o Ministério do Esporte e o Grêmio Náutico Gaúcho (GNG). A edição 2010/2011 atende jovens de 14 a 29 anos classificados pelo Ministério da Justiça em seis territórios de paz na Cidade.
Esses seis territórios são divididos da seguinte forma: Restinga (2); Lomba do Pinheiro (2); Bom Jesus (1); Cruzeiro (1). Em cada território, há um coordenador e seis bolsistas.

Fonte:



O núcleo Bom Jesus, prioriza em suas oficinas:
A construir uma nova realidade de inclusão social.
Diminuir os índices de violência local.
Incentivar a prática esportiva.
Desenvolver a sociabilidade, valorizando os jovens.
Transmitir saúde e bem estar físico.
Educar através do esporte


Endreço das Oficinas:

ALAN: Rua Panamá, n° 324.
FASC/ CRAS LESTE: Rua São Domingos, n° 79.
MIM/ Futura Praça da Juventude: Rua Marta Costa Fanzem, n° 112.
Campo Panamá: entre as ruas 13 e 12, na Travessa São Pedro.
Igreja Metodista: Rua Bom Jesus, n° 512.
Grupo de 3° Idade Nossa Senhora de Fátima: Rua 13, n° 209.
Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus: Rua São Marco, n° 597.
E.M.E.F. Nossa senhora de Fátima: Rua A, n° 15.
E.M.E.F. José Mariano Becker: Rua Joaquim Porto Vila Nova, n° 135.
Associação Vila Brasília:


Eduardo Ayres - Coordenação do núcleo Bom Jesus, futebol de campo e educação física.

Objetivo:
Socializar, realizar a comunicação, no contexto geral das seguintes especificações:
- Educação Física para os portadores de deficiência, contribuindo para a compreensão dos fundamentos básicos, desenvolvendo a habilidade de aprender e o aprimoramento do educando como pessoa humana, tornando este autônomo de pensamentos críticos, com formação ética, desenvolvendo o bem estar e saúde.
- Conhecimentos sobre o corpo, transmitir ao aluno informações sobre o próprio corpo, sua estrutura física e interação com o meio social em que vive. Estudam-se noções básicas da Anatomia, Fisiologia e os aspectos Biomecânicos e Químicos do corpo humano.
- A pedagogia esportiva, sendo eles os esportes, jogos, lutas e variações de ginástica, eixos, que permitem transmitir informações de históricas, origens, características de cada uma dessas práticas levando ao conhecimento técnico, tático de cada esporte e à importância de valorizá-los com respeito ao próximo.
- E por fim, as atividades rítmicas e expressivas são as informações, as manifestações que combinam expressões e sons como danças, mímicas, rodas e brincadeiras cantadas. Por meio delas, o aluno caracteriza diferentes movimentos expressivos, sua intensidade e duração.

 As tendências pedagógicas usadas nas Oficinas:
- A tendência desenvolvimentista defende o desenvolvimento motor através de jogos e esportes nos qual o aluno aprende a movimentar-se e a crescer, em todos os sentidos, por meio desse movimento. Esta tendência pode ser encontrada nas séries inicias, onde o jogo faz com que o indivíduo desenvolva, obtendo crescimento sócio-afetivo, motor e cognitivo.
- A tendência construtivista, por sua vez, é a construção do conhecimento através da interação com o meio, oportunizando a resolução de problemas. Constrói oportunidades de o aluno desenvolver e construir na socialização.
- A tendência Crítica, ou progressista, é a perspectiva de estimular a prática, enfatizando o esforço individual e estimulando os alunos menos aptos, ou que não apresentam tanto interesse pelo rendimento esportivo. Ela é libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
- A tendência Tecnicista, ou competitiva, de outra sorte, é voltada ao esporte no alto rendimento. Tal tendência defende que a oficina deveria ser produtiva, racional e organizada a fim de formar indivíduos capazes de se engajar rápida e eficientemente no mercado de trabalho.

Conteúdos:
Esportes, Vôlei, Futebol, Basquete, Handboll, Ginástica, alongamento, ginástica local, conhecimento sobre o corpo, freqüência cardíaca, músculos, ossos, higiene, hidratação anatomia e fisiologia humana, atividades rítmicas e expressivas, movimentos com bolas e sem bola, dança de rua e psicomotricidade.

Apresentação de relatos de experiência e sistematização da prática social dos núcleos de esporte e lazer do PELC.


domingo, 22 de maio de 2011

12° Campeonato Tamandaré 2011


Organizadores:

Eduardo Ayres;
Angel Ayres;
Caio Nascimento.


Tel. (51) 30293749 e (51) 81271468

Liga de Futebol União Tamandaré
http://tamandarefuteboldecampo.blogspot.com/

Na foto: Rogerio(Porto), Lourenço(São Lourenço), Valmor(Atlético), Marcio(Juventude),Caio(Juventus e LFUT), Eduardo(LFUT), Pires(Juventus),Mano(Ajax), André(Dinamo).
 A Liga de Futebol União Tamandaré, Também designada pela sigla, LFUT, constituída em 07 de janeiro de 2008, sob forma de associação desportiva, tendo por finalidade de ensinar, organizar, pesquisar, supervisionar e incentivar a prática do futebol amador. Sendo assim, a fim de cumpri o calendário anual desportivo
O 12° Campeonato Tamandaré, tem como objetivo a realização de jogos de futebol campo, organizada pela a liga, conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer da Cidade de Porto Alegre.
O local onde serão realizados os jogos é na Praça Almirante Tamandaré, tendo como Campeões nas edições anteriores:
 Na foto: Eduardo(LFUT), Caio (LFUT e Juventus), A presença do jornalista Luiz Carlos Oliveira, do jornal esportivo, A voz do amador. Lourenço(São Lourenço) e Marcos(Dínamo).

2000 – Campeão S.E.R Petrópolis, vice Colégio Juninho.
2001 – Campeão Íbis do Petrópolis, vice S.E.R. Petrópolis.
2002 – Campeão S.E.R Petrópolis, vice Associação Morro Santana.
2003 – Campeão Golden Dogg$ Espetáculos Futebol Clube, vice Atlético do Petrópolis/PUC .
2004 – Campeão Atlético do Petrópolis/PUC, vice Esporte Clube Juventus Bom Jesus.
2005 – Campeão Corporação Independente Petrópolis, vice Atlético do Petrópolis/PUC.
2006 – Campeão Esporte Clube Barão de Bagé, vice São Lucas Futebol Clube.
2007 – Campeonato cancelado:
* Motivo! Foi feita reforma nos vestiários da Praça Almirante Tamandaré, sendo assim, o campeonato cancelado.
2008 – Campeão Barão de Bagé, vice S.E.R Petrópolis.
2009 – Campeão Barão de Bagé, vice Corporação Independente Petrópolis.
2010 – campeão VAP, vice Juventude Futebol de Várzea.

 Na foto: arbitragem de João, Eduardo, Eugenio e Vicente.

Regulamento Geral:
O regulamento do campeonato seguira este simples regulamento organizado pela L.F.U.T, e tendo como base o regulamento geral do Campeonato Municipal de futebol Amador de Porto alegre.

1- Inscrições: Toda as equipes participantes deverão pagar uma taxa de 350 reais de inscrição que será gasta pela L.F.U.T na compra de bolas, call, premiação e gastos extra de ofícios.
Alem do dinheiro da inscrição cada equipes deverá pagar a taxa do juiz de 90 reais por jogo.
O não pagamento da inscrição e taxa de juiz eliminara automaticamente a equipe do campeonato e perdera a vaga em outros campeonatos organizados pela Liga.

2- Seguindo a ata de audiência n° 069-2008 da promotoria de justiça de habitação e defesa da ordem urbanística, a Liga de Futebol União Tamandaré, seguirá as determinações presentes dos termos propostos. A equipe que não seguir com a Ata de audiência do ministério publico, será eliminada do Campeonato Tamandaré e poderá ter sua participação vetada no Campo da Praça Tamandaré.

3. Será cobrado pela Liga as seguintes infrações:

3.1. Cartão vermelho segue o regulamento do municipal e o atleta ou equipe deverá pagar 15 reais ou 20 quilos de call. Somente com a suspensão comprida e o pagamento o atleta poderá jogar. Caso o atleta não pague o 3.1 e jogue a equipe perderá 3 pontos no Campeonato.

3.2. A falta de presença de algum dirigente das equipes nas reuniões da Liga, ocorrerá o pagamento de 15 reais ou 20 quilos de call, com o não pagamento do 3.2, a equipe perder 3 pontos no Campeonato.

3- Formas de Disputas:

A forma de disputa será todos contra todos, classificando os 4 melhores pontuados do rank do campeonato, (pontuação: vitórias 3 pontos, empate 1 ponto e derrota 0 pontos), Fazendo a semi-final o 1° X 4° e 2° X 3°, sendo que, o 1° e 2° colocados jogam pelo empate. Irão fazer a final de Campeão e Vice (os dois ganhadores da semi-final). Os dois perdedores da semi-final disputarão a 3° colocação

4 – Calendário:

O campeonato ocorrerá no período do mês de abril até o final do mês de julho.
Com os jogos:
Terça feira às 19h e 30min.
Sexta feira às 19h e 30 min.
Domingo às 13 horas.
Domingo às 15 horas.

Com reserva técnica na segunda, quarta e sábado.

5 - Premiação:

Troféu para os 1°, 2° e 3° colocados
Medalhas para os 1°, 2° e 3° colocados.

Medalhas ou troféus para:
Melhor dirigente;
Melhor Treinador;
Revelação;
Melhor jogador do campeonato;
F.Play;
Melhor goleiro;
Goleador;
Melhor massagista;
Melhor jogador da Final;
Equipe disciplina;
 
Equipes participantes:

Porto: diretor Rogério.
Chelsea diretor Diego
Dínamo: diretor Andre
Ájax: diretor Olmidir
Juventus: diretor Caio
Juventude: diretor Marcio
Atletico: diretor Miguel
São Lourenço: diretor Lourenço


6. Rodadas:

1° Rodada:
Jogo 01; Terça feira: 12/04/2011, às 19hs e 30min. Porto 02 X 01 Chelsea.
Jogo 02; Sexta feira: 15/04/2011, às 19hs e 30min. Ájax 03 X 00 Juventude.
Jogo 03; Domingo: 17/04/2011, às 13hs. São Lourenço 02 X 02 Atlético.
Jogo 04; Domingo: 17/04/2011, às 15hs. Dínamo 00 X 01 Juventus.

Na foto: equipe São Lourenço


2° Rodada:
Jogo 05; Quinta feira: 21/04/2011, às 13hs. Juventus 00 X 01 Ájax.
Jogo 06; Quinta feira: 21/04/2011, às 15hs. Chelsea 06 X 03 Dínamo.
Jogo 07; Domingo: 24/04/2011, às 13hs. São Lourenço 01 X 01 Porto.
Jogo 08; Domingo: 24/04/2011, às 15hs. Juventude 04 X 01 Atlético.
Na foto:
O começo do jogo entre Porto 01 X 01 São Lourenço.
3° Rodada:
Jogo 09; Terça feira: 26/04/2011, ás 19hs e 30min. Dínamo 02 X 06 Ajax.
Jogo 11; Domingo: 01/05/2011, ás 13hs. Juventude 01 X 01 Juventus.
Jogo 12; Domingo: 01/05/2011, ás 15hs. Atlético 02 X 04 Porto.

 Na foto: equipe Juventus
4° Rodada: 
Jogo 13; Terça feira: 03/05/2011, ás 19hs e 30min. Juventus 05 X 02 Atlético.
Jogo 14; Sexta feira: 06/05/2011, ás 19hs e 30min. São Lourenço 01 X 02 Dínamo.

 Na foto: arbitragem de Eugenio, Leonardo e João.

5° Rodada:  
Jogo 17; Terça feira: 10/05/2011, ás 19hs e 30min. São Lourenço 02 X 07 Ájax.
Jogo 18; Sexta feira: 13/05/2011, ás 19hs e 30min. Dínamo 01 X 03 Juventude.
Jogo 19 Domingo: 15/05/2011, ás 13hs. Chelsea 03 X 04 Atlético.
Jogo 20 Domingo: 15/05/2011, ás 15hs. Porto 02 X 02 Juventus.

6° Rodada: 
Jogo 22; Sexta feira: 20/05/2011, ás 19hs e 30min. Juventus 03 x 01 Chelsea.
Jogo 23; Domingo: 22/05/2011, ás 13hs. Porto 04 X 00 Dínamo.
Jogo 24; Domingo: 22/05/2011, ás 15hs. Juventude 02 X 00 São Lourenço.


7° Rodada: 
Jogo 25; Terça feira: 24/05/2011, ás 19hs e 30min. Porto 02 X 02 Juventude.
Jogo 10; Quarta feira: 25/05/2011, ás 19hs e 30min. São Lourenço 03 X 03 Chelsea.
Jogo 26; Sexta feira: 27 /05/2011, ás 19hs e 30min. Dínamo 03 X 05 Atlético.
Jogo 27; Domingo: 29/05/2011, ás 13hs. Juventus 03 X 00 São Lourenço.
Jogo 28; Domingo: 29/05/2011, ás 15hs. Ájax 07 X 00 Chelsea.

Jogos Extras: (os que foram cancelados a partida).

Jogo 21; Terça feira: 31/05/2011, ás 19hs e 30min. Atlético X Ájax.
Jogo 15; Domingo: 05/06/2011, ás 13hs. Ájax X Porto.
Jogo 16; Domingo: 05/06/2011, s 15hs. Chelsea X Juventude.

Semifinal: Os 1° e 2° colocados jogam pelo empate. 
Jogo 29: Domingo; 12/06/2011, ás 13hs. 1° X 4°.
Jogo 30: Domingo; 12/06/2011, ás 15hs. 2° X 3°.
  
Final: 
Jogo 31: Domingo; 19/06/2011, ás 13hs. (perdedores da semifinal)
Jogo 32: Domingo; 19/06/2011, ás 15hs. (vencedores da semifinal)

 Classificatória: 1° Taça Beto D’ Alascio
Ájax: J=05, P=15, V=05, E=0, D=0, GP=24, GC=04, SG= 20. 
Juventus: J=07, P=14, V=04, E=02, D=01, GP=15, GC= 07, SG= 08.
Porto: J=07, P=12, V=03, E=03, D=0, GP=15, GC=08, SG=07. 
Juventude: J=06, P=011, V=03, E=02, D=01, GP=12, GC=08, SG=04.

Atlético: J=05, P=04, V=01, E=01, D=03, GP=11, GC=18, SG= - 07.
Chelsea: J=05, P=04, V=01, E=1, D=04, GP=14, GC=22, SG= - 08. 
São Lourenço: J=07, P=03, V=0, E=03, D=04, GP=10, GC=20, SG= - 10.
Dínamo: J=07, P=03,= V=01, E=0, D=06, GP= 11, GC=26, SG= - 15.


O goleador é o Jean Felipe do Ájax da Cruzeiro com 07 gols

_____________________________________________
Eduardo Ayres
Presidente da Liga de Futebol União Tamandaré.


Porto Alegre, 02 de Junho de 2011.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

12° Campeonato Tamandaré 2011 - 17° jogo

Pela 5° rodada do 12° Campeonato Tamandaré 2011, 1° Taça Beto D Alascio, o 17° jogo teve  Ajax 07 X 03 São Lourenço, mesmo jogando, metade do 1° tempo, com um a menos, por motivo de expulsão, o Ajax da cruzeiro, vem mostrando 100% de aproveitamento,  Mano do Ajax, já esta sendo sondado como o melhor técnico do campeonato, o Jean Felipe do Ajax, um meio campo de ligação, jogador ambidestro, rapido e habilidoso, ja esta sendo apontado como melhor jogador do campeonato.
Mais informações:
Melhor ataque: Ajax
Pior ataque: São Lourenço
Melhor defesa: Ajax
Pior defesa: atletico


Rogerio(Porto), Lourenço(São Lourenço), Valmor(Atletico), Marcio(juventude),Caio(Juventus), Eduardo(LFUT), Pires(Juventus),Mano(Ajax), Andre(Dinamo)

Classificação:
1° Ajax 12 pontos
2° Juventus 7 pontos
3° Porto 7 pontos
4°  Juventude 4 pontos
5° Chelsea 3 pontos
6° Dínamo 3 pontos
7° São Lourenço 2 pontos
8° Atlético 1 ponto.

Artilheiro Jean felipe do Ajax 4 gols
Média de gols por jogos: 3.85 gols

Próximo jogo: Dínamo X Juventude 13/05/2011, ás 19hs e 30min

domingo, 8 de maio de 2011

PELC/Pronasci 2011/04


O Programa Esporte e Lazer da Cidade, no âmbito do Programa Nacional de segurança Pública com Cidadania, PELC/Pronasci, busca estabelecer políticas de esporte recreativo e lazer que atendam jovens entre 14 e 29 anos, que vivem em situações de vulnerabilidade sociais e econômicas, reforçadoras das condições de injustiça, violência e exclusão social a que estão submetidas, com á melhora de vida e resgate da auto-estima. O projeto Básico, elaborado pela secretaria de esporte de Porto Alegre, estabelece a criação de 06 núcleos, divididos no chamado território de paz. São eles, Bom Jesus, Cruzeiro do sul, Lomba do Pinheiro I e II, restinga I e II.
Um deles o núcleo Bom Jesus, tendo seu núcleo localizado no Car leste, rua: São Felipe 144.
            O coordenador do núcleo Bom Jesus, é o professor Eduardo Ayres, que prioriza nas oficinas a construindo uma nova realidade, diminuir os índices de violência local, incentivar a prática esportiva, desenvolvendo a sociabilidade e valorizando os jovens. No núcleo Bom Jesus, o Pelc/Pronasci, trabalha em parceria com as associações: AlAN, FASC/Cras, Igreja Metodista, Associação Adote um Atleta, Copacabana, Cabana da Paz, MIM, Futura Praça da Juventude, Campo Panamá, Praça em frente a CEA, Grupo 3° Idade, Colégio Mariano Beck e Colégio Nossa Senhora de Fátima.
As atividades que realizamos são: Futebol de Campo, Recreação Desportiva, Caminhada Orientada, Ginástica Local/Aeróbica, Percussão, Ginástica Olímpica, Capoeira, Esportes e Educação Física.
            Estamos atualmente no 7° mês de PELC/Pronasci, neste mês de abril além de realizarmos as atividades no território da paz, realizamos tambem o 7° Evento PELC/Pronasci, núcleo Bom Jesus, aonde foi realizado no Colégio Fátima.






            Fechamos o mês de abril, com um total de 317 inscritos e com um n° de 1.051 de atendimentos.

Esta semana:

Algumas datas importantes desse semana:
* TMDR 2011, jogo 17; Terça feira: 10/05/2011, ás 19hs e 30min. São Lourenço X Ájax.
* PELC/Pronasci: 12/05/2011, ás 9hs, Festa dia das Mães, Colégio Fatima, B.J.
* TMDR 2011, jogo 18; Sexta feira: 13/05/2011, ás 19hs e 30min. Dínamo X Juventude.
* TMDR 2011, jogo 19 Domingo: 15/05/2011, ás 13hs. Chelsea X Atlético.
* TMDR 2011, jogo 20 Domingo: 15/05/2011, ás 15hs. Porto X Juventus.